Kinesio Taping e Ligaduras Funcionais

Deste sempre que a vida e o movimento estão intimamente ligadas. Mesmo nas estruturas mais pequenas o movimento é, por si só, um sinal de vida e funcionalidade.

Os seres vivos estão em constante movimento. E embora os movimentos que se dão no interior do ser humano não sejam visíveis, estes são de vital importância. Alguns exemplos disso mesmo são os movimentos das vísceras, do processo de deslize entre a pele e o tecido subcutâneo e a mobilidade existente entre os músculos e os nervos periféricos que os percorrem.

A técnica oriental de Kinesio Taping baseia-se no pressuposto de que através de pequenos estímulos é possível rearmonizar e equilibrar os padrões de movimento do organismo humano. As Ligaduras Kinesio Taping assentam em conceitos oriundos da medicina e da ciência do movimento. Este método, que teve origem na kinesiologia, permite aos músculos e a outras estruturas do corpo humano terem um movimento assistido.

Kinesio Tape

Os principais efeitos fisiológicos das bandas Kinesio Taping aplicadas são:
- Efeito Analgésico: Favorece a estimulação dos receptores mecânicos, térmicos, químicos e álgicos;
- Efeito de Expansão: Capacidade de suporte de um músculo ou grupo muscular durante um movimento ou uma actividade motora;
- Efeito de Drenagem: As bandas permitem o enrugamento da pele, o que vai facilitar o aumento de espaço disponível entre a fáscia superficial, tecido cutâneo e músculos melhorando desta forma a circulação sanguínea e linfática;
- Efeito Articular: Com as bandas kinesio é possível ajustar / corrigir desalinhamentos articulares, reposicionar estruturas em encurtamento, normalizar o eixo de movimento de uma articulação e aliviar as tensões mecânicas aí exercidas, tendo como último objectivo melhorar a amplitude e qualidade de movimento.

Existem diferenças significativas entre esta técnica e as Ligaduras Funcionais. Isto porque as Ligaduras Funcionais limitam as amplitudes articulares, ao contrário das bandas de Kinesio que ajudam os músculos dando-lhes suporte funcional, sem limitar os movimentos e promovendo o processo de regeneração tecidual.

As Ligaduras Funcionais são uma técnica que consiste na aplicação de bandas, elásticas ou não, sobre a pele. Tem como finalidade proteger as estruturas de uma unidade funcional lesionada, em sobrecarga ou em risco, limitando e controlando selectivamente as amplitudes susceptíveis de provocar ou agravar a lesão em causa, permitindo assim um funcionamento mecânico adequado dentro dos limites de segurança.

Os objectivos perseguidos na utilização desta técnica são:
- Proteger as estruturas que podem agravar a lesão;
- Controle da resposta inflamatória;
- Proporcionar condições para o processo de reparo;
- Permitir a função, sem comprometer a reparação tecidular;
- Evitar recidivas;
- Rápida recuperação;
- Evita perda da função;
- Movimento funcional realizado sem dor.

As indicações terapêuticas são as seguintes:
- Contusões;
- Lesões ligamentares;
- Lesões musculares;
- Lesões articulares;
- Lesões tendinosas;
- Lesões capsulares;
- Luxações;
- Fracturas;
- Edemas.

Vanessa Gallo (Fisioterapeuta)

Sobre a Autora

 Fta. Vanessa Gallo Licenciada em Fisioterapia pela Universidade Atlântica, é especialista na utilização da Técnica Kinesio-Taping.

Para marcação clique aqui.


Clínica
Serviços
Horários
Notícias
Acordos
Contactos

Av. Gonçalo Velho Cabral, 194 - r/c
Bº do Rosário | 2750-364 Cascais
2ªfeira a 6ªfeira das 8h30 às 21h00
Sábados sob marcação


E-mail: info@lifeclinic.pt
Tel: 21 191 43 22 / 25
Fax: 21 191 43 19
© 2024 Lifeclinic. Todos os direitos reservados.
DesenvolvimentomediaFoundry