Drenagem Linfática Manual

A Drenagem Linfática Manual é uma técnica de massagem fisioterapêutica que recorre a movimentos suaves e indolores usada no tratamento de patologias do Sistema Linfático.

O Sistema Linfático e a Suas Funções
O Sistema Linfático é uma rede complexa de órgãos que produzem e transportam o linfa dos tecidos para o Sistema Circulatório. O Sistema Linfático é ainda um importante componente do Sistema Imunitário, pois colabora com os glóbulos brancos na protecção contra bactérias e vírus prejudiciais ao organismo humano.

De uma forma geral, o Sistema Linfático possui três grandes funções: (1) remoção dos fluidos em excesso dos tecidos corporais, (2) absorção e transporte dos ácidos gordos da gordura para o sistema circulatório e, (3) produção de células imunes.

Os vasos linfáticos são responsáveis pela drenagem do excesso de líquido que sai do sangue e envolve as células. Esse excesso de líquido que circula nos vasos linfáticos e é devolvido ao sangue chama-se linfa.

A circulação linfática tem a seu cargo a absorção de toxinas e macromoléculas que as células produzem durante seu 'trabalho' (metabolismo), ou que não conseguem ser captadas pelo sistema sanguíneo. O Sistema Linfático junta a linfa por difusão pelos capilares linfáticos e encaminha-a para o Sistema Circulatório.

A linfa percorre o sistema linfático graças a contração exercida pelos músculos, à pulsação das artérias próximas e do movimento das extremidades (pés e pernas). Ao caminharmos, os músculos das pernas comprimem os vasos linfáticos, deslocando a linfa. Outros movimentos corporais, como a respiração, a actividade intestinal e compressões externas (massagens) também deslocam a linfa.

Patologias mais Comuns
Linfedema (edema) causa inchaço anormal, especialmente nos membros, embora possa ocorrer na face, pescoço e abdômen. Ocorre se o sistema linfático está comprometido ou subdesenvolvido por algum motivo (gravidez, pós-cirurgias, mau funcionamento venoso, etc.) levando a um desiquilíbrio entre a filtração e o nivel de reabsorção das substâncias sanguineas capilares.

Se um vaso sofre uma obstrução, o líquido acumula-se na zona afectada. Estes edemas podem conter micro-organismos que, ao passarem pelo filtros dos gânglios linfáticos são eliminados. Por isso, durante certas infecções pode-se sentir dor e inchaço nos gânglios linfáticos do pescoço, axila ou virilha. A linfa tem tendência a acumular-se nas extremidades quando se permanece por longos períodos imóvel causando inchaço e dor.

Outra patologia relacionada com o Sistema Linfático é a celulite (lipodistrofia). A celulite é uma inflamação do tecido conjuntivo sub-cutâneo que se caracteriza pelo aparecimento de ondulações na pele. Esta inflamação tem 4 fases de desenvolvimento. A primeira é marcada por uma diminuição progressiva da circulação venoso-linfática que cria um edema intersticial; a segunda pela formação de células adipócitas obstruídas e perda da elasticidade da pele; na terceira etapa instalam-se micronódulos que se sentem na superficie da pele; a última etapa, e em casos graves, instala-se uma fibrose cicatricial permanente que limita a circulação da zona afectada causando muitas vezes dor.

A Drenagem Linfática Manual
A técnica de drenagem linfática manual proporciona, através de massagens circulares, áreas saudáveis onde antes existiam obstruções ou inflamações.

São dois os movimentos que tipificam esta técnica, o de evacuação ou eliminação da distância dos vasos linfáticos, e o de captação, reabsorção ou penetração da linfa nos vasos linfáticos na área afacetada.

A drenagem linfática deve ser realizada por técnico superior de saúde especialista em linfologia (Fisioterapeuta).

Indicações TerapêuticasGravidez
- Pós-cirurgia do cancro da mama
- Pós-cirurgia de varizes
- Pós cirurgias estéticas
- Todos os Edemas incluindo os pós-traumaticos (fracturas e entorses)
- Celulite

A drenagem está indicada em muitas patologias informe-se junto do seu médico especialista. 

Benefícios da Drenagem Linfática
Os fluidos orgânicos obstruídos e estagnados originam problemas de saúde, edemas, celulite, infecções e deficits no sistema imunitário. Esta técnica consegue melhorias metabólicas, endócrinas e circulatórias em todo o organismo. Ao contrário de tratamentos medicamentosos, a drenagem, traduz uma forte redução de risco, ou seja, apresenta efeitos secundários praticamente nulos.

Esta massagem terapêutica, aplicada de forma regular, contribui para o bem-estar geral da pessoa activando a circulação, aliviando a dor e o cansaço das extremidades, eliminando as toxinas e, consequentemente, os edemas, e nutrindo os tecidos.

Na Lifeclinic®, esta massagem tem a duração de 45' minutos e é vendida individualmente e em pacotes de sessões.

Para marcação clique aqui.


Clínica
Serviços
Horários
Notícias
Acordos
Contactos

Av. Gonçalo Velho Cabral, 194 - r/c
Bº do Rosário | 2750-364 Cascais
2ªfeira a 6ªfeira das 8h30 às 21h00
Sábados sob marcação


E-mail: info@lifeclinic.pt
Tel: 21 191 43 22 / 25
Fax: 21 191 43 19
© 2017 Lifeclinic. Todos os direitos reservados.
DesenvolvimentomediaFoundry