"Dói-me as articulações… sei que o tempo vai mudar"

por Gonçalo Moraes Sarmento, Ortopedista na Lifeclinic® - Health care

Estudos clínicos têm mostrado que o exercício físico ajuda pessoas que sofrem com artrite de várias formas. Se por um lado reduzem a dor e rigidez na articulação por outro aumentam a flexibilidade, a força muscular, a saúde do coração e a resistência. Podem também ajudar na redução de peso e contribuir para uma sensação de bem-estar.

Com o outono a chegar, são esperadas e lógicas as mudanças climatéricas - o sol torna-se mais tímido, as nuvens reaparecem como uma constante e a humidade do ar aumenta incrementando os períodos de chuva tão importantes para a nossa sobrevivência, para todo o equilíbrio ecológico global mas simultaneamente desagradáveis para um imediato conforto e bem-estar humanos.

Quem sofre mais neste contexto é seguramente o escalão etário mais alto, nomeadamente os idosos e grandes idosos, de forma indiferente em ambos os sexos, mas também alguns grupos de risco - doentes com incapacidades motoras acentuadas ou distúrbios mentais referenciados, que se vêem privados do seu passeio diário, individual ou acompanhado que lhes proporciona tantos benefícios a todos os níveis.

As doenças mais frequentes, associadas a população idosa, que estão na origem das quedas com as graves consequências daí resultantes, são seguramente a perda de equilíbrio, a diminuição da visão, a surdez, mas destacaria a diminuição da coordenação motora e a perda do tónus muscular como o maior óbice à autonomia do idoso com impactos negativos directos em termos de actividades de vida diária.

Os períodos de frio, vento e chuva intervêm precisamente aqui neste segmento da população, inibindo-os de sair com a facilidade e frequência que importaria, tornando-se necessárias algumas medidas compensadoras desta previsível inactividade, ou mesmo obrigatórios alguns estímulos e conselhos no sentido de se minimizarem as quedas com as consequentes fracturas osteoporóticas que, necessitando ou não de intervenção cirúrgica, acarretam graves complicações e diminuição clara da independência.

Exercício físico para combater problemas crónicos
Por onde quer que andemos, parece que só se fala de exercício. As capas das revistas anunciam as últimas descobertas e os anúncios a clubes de ginástica de manutenção inundam a rádio e a televisão. Não sendo nada de novo, uma vez que os benefícios da actividade física para a saúde já se reportam a registos da China de exercícios organizados para a melhoria da saúde datados de 2500 a.C., o problema recente prende-se ao nosso novo modo de vida sedentário que está a provocar grandes devastações no nosso corpo.

Assim para pessoas com problemas crónicos como a artrite, diabetes ou doenças cardíacas e após o aval médico, deve-se procurar o conselho de um fisioterapeuta ou preparador físico familiarizado com o seu problema e deverá:

- Incluir no seu programa quer actividades aeróbias quer de resistência;
- Aplicar calor nas articulações doridas antes dos exercícios ou planear a sua sessão de exercícios para depois de um banho ou duche quente;
- Aquecer com alongamentos suaves;
- Gradualmente acrescentar exercícios de resistência usando pesos progressivos;
- Acrescentar actividade aeróbia como caminhada em passadeira, natação ou bicicleta estática;
- Progredir lentamente;
- Após o exercício, aplicar compressas frias, ou almofadas de gel frio se achar necessário;
- Interromper se as articulações ficarem inflamadas, dolorosas ou avermelhadas;

Atenção
Ouça o seu corpo. Nunca force um movimento se estiver a experimentar dor intensa ou desconforto maior do que lhe é habitual.

Não se esqueça que a inactividade é prejudicial para as articulações, ameaçando a nutrição das cartilagens, tornando-as mais finas e consequentemente mais frágeis à deterioração e ao estabelecimento da artrose.

Combata o inverno em casa ou em recinto coberto apropriado... e mantenha-se em forma!

Informe-se
Visite anualmente o Ortopedista para uma avaliação profissional e prevenção de eventuais artroses.

Sobre o Autor

Dr. Gonçalo Moraes SarmentoDr. Gonçalo Moraes Sarmento, Ortopedista na Lifeclinic® - Health Care
Professor de Ortopedia ESSA
Cirurgião Ortopédico Hospital Sant'ana

Para marcação e exames clique aqui.

Este artigo foi publicado na Revista BOA SAÚDE - O seu guia do bem estar,  nº 2 de outubro. 


Clínica
Serviços
Horários
Notícias
Acordos
Contactos

Av. Gonçalo Velho Cabral, 194 - r/c
Bº do Rosário | 2750-364 Cascais
2ªfeira a 6ªfeira das 8h30 às 21h00
Sábados sob marcação


E-mail: info@lifeclinic.pt
Tel: 21 191 43 22 / 25
Fax: 21 191 43 19
© 2024 Lifeclinic. Todos os direitos reservados.
DesenvolvimentomediaFoundry