Paula Sant'Anna Ferreira, Administradora da Lifeclinic ®
O consumidor está mais exigente. Na saúde procura um espaço flexível e humano que use o sorriso para iniciar o diálogo. A Lifeclinic® é uma clínica de saúde e bem-estar em Cascais que pretende apresentar soluções personalizadas a cada cliente.
A saúde, a par de outros domínios da vida social, está a sofrer mudanças no seu paradigma. Não deixa de ser curioso que numa altura de crise económica mundial, que tem afectado negativamente as populações, esta mudança seja favorável à pessoa doente! A nova visão da saúde afastou-se assim da antiga, a ideia de que ter saúde era não ter doença, e surgiu a noção de bem-estar físico e mental, um conceito mais amplo que inclui uma adequação à vida social.
Precursora em Cascais na prestação privada de cuidados de saúde, a Lifeclinic ® - health care remonta à antiga Clínica Torre do Pinhal. Este espaço sobejamente reconhecido pela população de Cascais nasceu de uma vontade de Paula Sant'Anna Ferreira que há cerca de 20 anos atrás decidiu investir a sua habilidade natural, aplicando numa empresa a sua filosofia, uma cultura de entreajuda em prol de quem mais precisa de cuidados. Em 2009 voltou a adquirir o espaço centralmente localizado no Bairro do Rosário, remodelou-o totalmente e, com mais experiência, profissional e pessoal, lança a Lifeclinic uma marca que embora esteja a dar os primeiros passos fá-lo com entusiasmo e com a experiência de uma equipa de elevada qualidade.
"Ter saúde física não significa necessariamente estar saudável. Basta conhecer um pouco o ser humano... o respeito pela pessoa e pelo seu bem-estar é um valor essencial que me realiza e sem o qual não acredito ser viável estar neste sector da prestação de cuidados de saúde".
Porque escolheu novamente a freguesia de Cascais, para abrir a Lifeclinic ®? Vivo em Cascais há muitos anos. Foi precisamente no Bairro do Rosário que criei as minhas filhas e agora vou ajudar a criar os meus netos. Costumo dizer que aqui a luz é diferente. Isto que vou dizer é claramente emocional mas penso que Cascais tem um efeito terapêutico.
Na realidade a freguesia de Cascais precisava de um espaço com as características da Lifeclinic ®para suprir as necessidades dos habitantes que pretendem um atendimento personalizado face aos grandes espaços de saúde.
Tendo em conta a evolução do mercado da saúde, em que medida está a visão da Lifeclinic ® adequada ao seu posicionamento neste mercado, nomeadamente no que se refere ao desenvolvimento de novos projectos? Prestar um serviço de excelência com uma abordagem integral - corpo, mente e espírito - nos cuidados de saúde é a nossa visão. O melhor prémio que qualquer organização pode receber por parte dos seus clientes é precisamente este reconhecimento. O desenvolvimento de novos projectos é um caminho que já estamos a percorrer como já o demonstrámos através da criação do LifeShape, um plano médico-terapêutico de lipodrenagem em que os conceitos de saúde e bem-estar estão totalmente integrados.
Quais são as qualidades que pensa terem os profissionais de saúde da Lifeclinic ® e que podem acrescentar valor ao panorama de Cascais no ramo da saúde? A nossa história é recente. A marca Lifeclinic ® está presente em Cascais desde Abril de 2009 e tem tido uma boa aceitação.
Na Lifeclinic ® tivemos o cuidado seleccionar o corpo clínico pela sua larga experiência e competência e que por terem desenvolvido parte da sua carreira na região conhecem a realidade de quem nos procura. Elevamos os níveis de qualidade no atendimento e trouxemos especialidades inovadoras como as Neurociências. Estabelecemos acordos com as principais seguradoras e com isto criámos um novo espaço que estará permanentemente a evoluir e adaptar-se às necessidades dos nossos clientes.
A Lifeclinic ® tem neste momento alguns novos projectos de referência como o LifeKids com o rastreio da Obesidade Infantil, o LifeSenior com a prestação de serviços a Lares de Idosos, o LifeShape com a Lipodrenagem, a Psicologia do Tráfego com a Avaliação Psicológica dos condutores elegíveis. Havendo já alguns players privados na prestação de cuidados de saúde em Cascais, como perspectiva o futuro do negócio? O facto de termos uma dimensão média permite-nos ser flexíveis e desenvolver projectos únicos que vêm colmatar as necessidades que identificamos nos nossos clientes. Iremos sempre ter esta estratégia, mas, por agora, é tempo de consolidação dos projectos actuais e de reforçar o conjunto de especialidades e equipa médica que temos no nosso portfólio. Não podemos ignorar as dificuldades socioeconómicas sentidas em Portugal porque estas dizem respeito a todos nós. Queremos que a Lifeclinic ®, à sua dimensão, contribua com o exemplo de uma prática eficiente mas humana neste sector.
Como gere a Lifeclinic ® a sua estratégia de negócio face ao cenário global de crise e de clara incerteza? Temos uma visão de longo prazo e pretendemos desenvolver a nossa actividade por muitos e bons anos! Para tal é preciso mantermos o nosso rumo apoiando-nos na equipa médica actual porque o importante é continuar a fazer por merecer e conquistar todos os dias a confiança dos clientes oferecendo uma resposta exemplar porque adequada às suas necessidades.
Quer desenvolver um pouco mais? Sim, claro. Vou dar-lhe um exemplo significativo, em Dermatologia contamos com o Dr. Manuel Calixto desde 1988. Quero com isto dizer que temos consultas com tradição, que por terem qualidade estão fortemente enraizadas neste bairro, este é também o caso da Ginecologia, da Oftalmologia, da Pediatria. A nossa oferta é global, 360º. Temos a enfermagem permanente, realizamos exames complementares de diagnóstico e contamos com pessoal técnico como a Fisioterapia e a Neurofisiologia.
Um dos valores da Lifeclinic ® centra-se na "Proximidade". Com o estilo de vida actual das famílias, a aceleração e desgaste do dia-a-dia e a exigência do novo consumidor, como entende que este intento possa ser cumprido de forma exemplar por todos os colaboradores? Eu identifico-me com as pessoas que nos procuram. O respeito pela pessoa é algo que me caracteriza e é transversal a todos na Lifeclinic ® como não poderia deixar de ser. Este, como qualquer outro valor, é estrutural em mim e vivo-o com rigor, generosidade, determinação, coragem, naturalidade e entrega. Há muito tempo que sei que ter saúde física não significa estar saudável. Basta conhecer um pouco o ser humano... o respeito pela pessoa e pelo seu bem-estar é um valor essencial que me realiza e sem o qual não acredito ser viável estar neste sector da prestação de cuidados de saúde. Na Lifeclinic tratamos a pessoa e não a doença.
No seu entender, o mais importante na vida é? Termos projectos e dedicarmo-nos a eles com entusiasmo. Estarmos conscientes que temos uma missão para cumprir e um legado para deixar.
O que mais a satisfaz no exercício da sua actividade profissional? O trabalho e a satisfação profissional fazem parte integrante na vida do ser humano. Como tal, e em linha com o que disse anteriormente, a satisfação de ver uma pessoa desabrochar, libertar-se, tornar-se mais saudável, segura e feliz traz-me felicidade. Apesar de todas as comunalidades que existem nas relações que estabeleço com as pessoas que vou conhecendo, sobra sempre um núcleo muito rico de particularidades que são verdadeiramente exclusivas e essas permitem-me enriquecer continuamente como pessoa.
Considera-se uma mulher realizada? Não sofro com essas angústias (sorriso). Coloco o meu conhecimento à disposição dos outros e realizo-me no dia-a-dia.
Esta entrevista foi publicada na Revista Golden News de Cascais nº 15 de 15 de Julho.
|