Boas notícias!
Andreia Mascarenhas, Pediatra da Lifeclinic®, foi premiada com a bolsa Pierre Fabre, atribuída pela Sociedade Portuguesa de Pediatria, graças ao artigo publicado no BMJ Case Reports, sobre uma doença rara que afecta o factor X de coagulação.
Este artigo, Acquired-transient factor X deficiency in a teenager with extensive burns, descreve o caso de um adolescente hospitalizado, com queimaduras extensas que desenvolve uma hemorragia activa após a remoção do cateter vascular central. Foi-lhe diagnosticado uma deficiência transitória do factor X de coagulação. A normalização dos níveis de coagulação do factor X ocorreu espontaneamente 10 dias após o episódio de hemorragia.
A Bolsa Pierre Fabre é atribuída semestralmente pela Sociedade Portuguesa de Pediatria (SPP), e destina-se às melhores publicações na área da saúde (mais informações aqui).
Licenciada em Pediatria pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, Andreia Mascarenhas é Pediatra no serviço de Neonatologia do Hospital Dona Estefânia.
|