Antecipar as alterações climatéricas e vacinar-se para a Gripe Sazonal é precaver-se.
Em Portugal, a Gripe ocorre geralmente entre o Outono e a Primavera, sobretudo durante o Inverno. Para além das complicações que pode gerar, principalmente junto dos grupos de risco, esta infecção pode originar problemas mais graves (por ex. Pneumonia) e colocar a vida em risco.
Nesta altura de grandes exigências lectivas, para o caso das crianças e jovens, e laborais, no caso dos adultos importa promover a saúde de todos e prevenir-se. A vacinação reduz o risco de infecção e atenua a gravidade da doença.
Pelo segundo ano consecutivo, a Lifeclinic® dá resposta às necessidades dos clientes que procuram ser vacinados de forma cómoda para a Gripe Sazonal num horário alargado e sem necessidade de adquirir a vacina antecipadamente.
Para mais informações contacte-nos aqui ou ligue para o 21 191 43 22 / 25.
O que é a Gripe? A Gripe Sazonal é uma doença contagiosa cuja transmissão é feita de pessoa para pessoa. Esta deve-se fundamentalmente a uma infecção no aparelho respiratório causada pelo vírus influenza (A, B e C). Uma vez que estes vírus sofrem constantes mutações existem diferentes estirpes, sendo que umas são mais contagiosas que outras, pelo que originam doenças com diferentes graus de gravidade.
Quais são os principais sinais e sintomas da doença? Tome nota: Os principais sintomas da Gripe Sazonal são a febre, de inicio súbito, acompanhada de desconforto ou cansaço generalizado e dores musculares. Pode ainda ocorrer a perda de apetite, tosse seca, dores de cabeça, dificuldade em dormir, arrepios, espirros, corrimento nasal, nariz entupido, congestionamento dos olhos, garganta inflamada e dores nas articulações.
Na maior parte dos casos, os sintomas são mais intensos 2 a 3 dias após a infecção sendo que se atenuam cerca de 1 semana depois. A tosse e o cansaço podem manter-se durante 2 a 3 semanas.
Em latentes e crianças, a febre pode ser acompanhada de sonolência, apatia, ausência de reacções e fraqueza, perda de apetite e vómitos, enjoos, diarreia, dores de cabeça, de garganta e nas articulações.
O que são grupos de risco no caso da Gripe Sazonal? Diz-se que uma pessoa pertence a um grupo de risco quando existe um perigo aumentado da existência de complicações devidas, neste caso, a uma infecção gripal. No caso da Gripe Sazonal os grupos de risco são: os idosos, as crianças pequenas e os doentes crónicos.
Existem diferenças entre a Constipação Vulgar e a Gripe Sazonal? Sim, embora as duas situações sejam devidas a vírus e possam apresentar sintomas idênticos. Porém, apresentam situações clínicas distintas. A Gripe afecta os pulmões com maior intensidade e não produz a sensação de cabeça pesada, habitual na constipação.
|