Neurologia | O AIT e a prevenção
Um acidente isquémico transitório (AIT) é uma perturbação transitória no funcionamento do cérebro causada por um deficit temporário de fornecimento de sangue ao mesmo.
De início súbito, um AIT geralmente dura entre 2 e 30 minutos. Os sintomas são variáveis e em função da parte do cérebro que tenha ficado desprovida de sangue e do respectivo O2: - Perturbações da sensibilidade num braço, perna ou num lado do corpo; - Debilidade ou paralisia num braço, numa perna ou em todo um lado do corpo; - Perda parcial da visão ou da audição; - Visão dupla; - Enjoo; - Linguagem ininteligível; - Dificuldades na expressão oral; - Incapacidade em reconhecer partes do próprio corpo; - Movimentos inabituais; - Incontinência; - Desequilíbrios e quedas; - Desmaio.
Embora os sintomas sejam semelhantes aos de um AVC, são transitórios e reversíveis. O tratamento dos AIT é dirigido à prevenção da morte de tecido do cérebro.
Os principais factores de risco são a pressão arterial alta, os valores elevados de colesterol, o tabagismo e a diabetes, pelo que, sempre que seja possível, o primeiro passo para o prevenir é abordar ou corrigir os factores de risco conhecendo o seu Risco Cardiovascular Global.
Se precisar mais alguma informação acerca de AIT saiba que disponibilizamos um serviço de atendimento por Enfermeiros(as) especializados(as) durante todo o dia. Fale connosco pelo 211914322. mais por si. |