Colesterol | O que importa saber?

Se acha que está sob demasiado stress no trabalho e que não faz exercício físico suficiente. Se tem a noção de que os seus hábitos alimentares não são os mais saudáveis e que deve deixar de fumar. E ainda assim, sente-se bem fisicamente e não encontra razões para mudar o seu estilo de vida, esta informação é para si.

Uma avaliação do seu indice de Colesterol, Glicémia e Tensão Arterial pode revelar que está a viver uma falsa sensação de bem-estar.

O que é o Colesterol?
O Colesterol é um tipo de gordura, que se encontra naturalmente presente em todas as células, que provém de duas fontes: fígado (que o produz) e alimentos que ingerimos.
Embora o Coleterol seja essencial para o bom funcionamento do organismo, valores demasiadamente altos são prejudiciais para a saúde e aumentam o Risco de Doença Cardiovascular.

Quais os tipos de Colesterol?
Existem vários, no entanto, os mais conhecidos são o LDL e o HDL.
- LDL (lipoproteina baixa densidade): considerado o "mau" Colesterol quando depositado nas paredes das artérias forma uma placa leva ao seu estreitamento dificultando a circulação do sangue implicando um maior esforço por parte do coração para o bombear;
- HDL (lipoproteina alta densidade): considerado o "bom" Colesterol é responsável por eliminar o Colesterol que circula no sangue.

Valores de referência

Colesterol Total < 190
LDL Colesterol

Homens > 40
Mulheres > 46

HDL Colesterol  < 115

Quais os factores de risco para o Colesterol?
- Idade e Sexo
Homens com mais de 45 anos
Mulheres com mais de 55 anos
- Hereditariedade (genética)
- Consumo de alimentos ricos em gordura ou com elevado teor de sal
- Excesso de peso
- Alcoolismo
- Diabetes (açucar elevado no sangue)
- Sedentarismo
- Hábitos tabágicos
- Hipertensão arterial
- Stress

Medidas para prevenir e controlar o Colesterol?
- Adoptar uma alimentação equilibrada
- Consumir mais legumes, frutas, carnes brancas e peixe
- Evitar fritos (inclusivé os refogados)
- Preferir as gorduras vegetais
- Moderar o consumo de enchidos, carnes vermelhas, vísceras, produtos lácteos gordos (queijo, natas, manteiga), gelados, ovos (gorduras saturadas)
- Evitar bebidas alcoólicos
- Vigiar a glicémia e a tensão arterial
- Praticar exercício físico regular (30' a 60' diários)
- Deixar de fumar

A quantidade total de Colesterol no sangue e a distribuição dele nas várias lipoproteínas que o transportam, tem grande influência no Risco Cardiovascular. Marque já a sua Consulta de Enfermagem aqui entre as 17:00 e as 21:00.

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