Lifeclinic ®: Consultas de Neuropsicologia e de Intervenção Psicológica

A vertente Neuropsicológica visa diagnosticar e intervir nas situações de alteração do comportamento, cognição, esfera emocional e personalidade após lesão ou disfunção do encéfalo.

Deste modo, e para referirmos os principais quadros clínicos, actuamos ao nível das disfunções da atenção/concentração, orientação, memória, linguagem, senso-percepção, neuropsicomotricidade, capacidade para "lidar" com o espaço oposto à lesão e das capacidades de decisão lógica e critica.

No contexto de procedimentos mais direccionados para a colaboração com outras especialidades, a Neuropsicologia actua em âmbitos tão variados como a avaliação pré e pós-operatória (em pacientes neurocirúrgicos), a avaliação da eficácia de terapêuticas farmacológicas, em situações como a demência e a epilepsia, e o acompanhamento cognitivo-operativo de crianças.

No que respeita às chamadas consultas temáticas, a Neuropsicologia actua ao nível dos quadros de fadiga, das perturbações da memória (de causa orgânica ou funcional), do acompanhamento do envelhecimento normal, de estados pós-alteração da consciência, de perturbações cognitivas por perturbação dos padrões de sono. e das disfunções pós-traumatismo-craniano.

A vertente da Intervenção Psicológica incide na avaliação dos parâmetros psíquicos e no acompanhamento psicoterapêutico de situações tão diversas como a ansiedade (com ou sem crises de pânico), depressão (da criança, do adulto e do idoso), quadros bipolares, psicoses, perturbações da personalidade, dificuldades de aprendizagem, hiperactividade com ou sem défice de atenção, dislexias, discalculias, disortografias, perturbações do comportamento alimentar, disfunções da conduta na criança (hiperactividade, comportamentos de oposição, agressividade, perturbações da eliminação/eneurése e encoprése),dificuldades relacionais com acontecimentos de vida (entrada para a escola, situações de divórcio, nascimento de irmãos e luto), stress, "burnout", fadiga e dor.

A Intervenção Psicológica recorre, principalmente, a uma abordagem de tipo integrado e (sempre que as situações o exigirem) ao relaxamento e à hipnose

Ambas a vertentes abrangem os âmbitos de Reforma e Médico-Legal.

Quer a Neuropsicologia quer a Intervenção Psicológica assumem uma dinâmica transclínica, trabalhando com familiares dos pacientes, professores e entidades empregadoras.

Ambas a valências têm capacidade de actuação em regime domiciliário (acompanhamento neuropsicológico de doentes neurológicos acamados ou impossibilitados de sair, apoio psicológico geral e/ou relaxamento em situações como a desorientação nocturna, as crises de pânico, a insónia ou a diminuição do tónus psico-emocional associado ao anoitecer), sempre que tal seja solicitado.

Uma equipa de especialistas de renome coordenada pelo Dr. Manuel C. R. Domingos

 

  • Manuel C. R. Domingos (Neuropsicólogo e Psicólogo Clínico)
  • Gabriela Álvares Pereira (Neuropsicóloga e Psicóloga Clínica)
  • Ana de la Bletière (Psicóloga Pediátrica)
  • Vania Cardoso (Neuropsicóloga e Psicopedagoga)
  • Mafalda Ferreira (Psicóloga Clínica)

Clínica
Serviços
Horários
Notícias
Acordos
Contactos

Av. Gonçalo Velho Cabral, 194 - r/c
Bº do Rosário | 2750-364 Cascais
2ªfeira a 6ªfeira das 8h30 às 21h00
Sábados sob marcação


E-mail: info@lifeclinic.pt
Tel: 21 191 43 22 / 25
Fax: 21 191 43 19
© 2017 Lifeclinic. Todos os direitos reservados.
DesenvolvimentomediaFoundry