Aproveite o Sol… com cuidado

Com a chegada do Verão intensifica-se a vontade de viver os dias ao Sol. O calor aumenta e o corpo pede descanso, mar e preguiça, por isso, o melhor é aproveitar todos os momentos disponíveis para desfrutar os dias longos desta estação. Mas será que tomamos os cuidados necessários?

Aqui ficam os conselhos que podemos seguir do Ministerio da Saúde.

Quais os riscos do calor?
A exposição a calor intenso é uma agressão para o organismo, podendo conduzir a desidratação, agravamento de doenças crónicas ou a esgotamento. Deve ter-se em atenção certos sintomas associados a um esgotamento por calor, tais como cãibras musculares, cansaço, fraqueza, desmaio, náuseas e vómitos, respiração rápida e superficial, grande transpiração, palidez, pele fria e húmida, pulso fraco e rápido e dor de cabeça.

Se existirem problemas de coração ou tensão arterial alta, ou se os sintomas persistirem por mais de 1 hora, deve procurar-se ajuda médica imediata ou ligar para o 112.

O risco mais grave
O golpe de calor é a situação mais grave e pode provocar danos irreversíveis á saúde e até levar á morte. Os principais sintomas são febre alta, dores de cabeça, tonturas, pulso rápido e forte, náuseas, confusão, perda de consciência, contracções musculares e pele vermelha, quente e seca, sem suor. Uma vítima de um golpe de calor corre risco de morte. São indispensáveis cuidados médicos de emergência.

São mais vulneráveis ao calor as crianças nos primeiros anos de vida, os idosos, os portadores de doenças crónicas (cardiovasculares, respiratórias, renais, diabetes e alcoolismo), obesos, acamados, pessoas com problemas de saúde mental, pessoa que tomam medicamentos, tais como, anti-hipertensores, antiarrítmicos, diuréticos, antidepressivos neurolépticos, entre outros.

Como proteger-se do calor?

  • Evitar a exposição directa ao Sol, em especial, entre as 11h e as 16h;
  • Na praia, mesmo debaixo do chapéu-de-sol não está protegido; A água do mar reflecte os raios solares podendo provocar queimaduras solares;
  • Sempre que se expuser ao Sol ou andar ao ar livre, use protector solar índice> 30;
  • Use chapéu e óculos escuros; Proteja a cabeça das crianças com chapéu de abas;
  • Use roupa solta, de preferência de algodão e aplique sempre protector solar;
  • Nos dias de grande calor, os bebés e os idosos não deverão ir à praia;
  • Diminua os esforços físicos e repouse frequentemente em locais à sombra, frescos e arejados.

Beba e faça uma alimentação equilibrada

  • Aumente a ingestão de água ou sumos de fruta naturais, sem adição de açúcar, mesmo sem ter sede;
  • Evite bebidas alcoólicas e com elevados teores de açúcar;
  • Faça refeições leves, pouco condimentadas e mais frequentes;
  • Os recém-nascidos, as crianças, as pessoas idosas e as pessoas doentes podem não sentir sede, ofereça-lhes água.

Refresque-se

  • Permaneça 2 a 3 horas por dia num ambiente fresco; Se isso não for possível em sua casa, visite locais com ar condicionado, como os museus, cinema, centros comerciais;
  • No período de maior calor tomar banho de água tépida; Evite, no entanto, mudanças bruscas de temperatura.

Em casa

  • Evite o calor; Corra as persianas ou portadas e mantenha o ar a circular;
  • Abra as janelas durante a noite;
  • Use menos roupa de cama, sobretudo, dos bebés e doentes acamados

Em viagem

  • Se o carro não tiver ar condicionado não feche completamente as janelas;
  • Leve água ou sumos de fruta naturais sem adição de açúcar;
  • Sempre que possível viaje de noite;
  • Evite a permanência em viaturas expostas ao Sol, em especial de crianças, doentes ou idosos.

Procure ajuda

  • Não hesite em pedir ajuda a um familiar ou vizinho no caso de se sentir mal com o calor;
  • Informe-se periodicamente sobre o estado de saúde das pessoas isoladas, idosas ou com dependência que vivam perto de si e ajude-as a protegerem-se do calor.

Tome nota
No caso de sofrer de doença crónica ou se estiver a fazer uma dieta com pouco sal ou restrição de líquidos, tomar medicamentos ou ter sintomas pouco habituais consulte o seu médico ou contacte a linha SAÚDE24 - 808 24 24 24.


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